sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

C&C: Cabaceira e Carrusca

Cabaceira Grande é outro lugar que tem uma energia especial. Chegar a este local de Dhow, barco tradicional de madeira e vela triangular, é fantástico.




Viagem da Ilha até à Cabaceira Grande (costa)



Jovens pescadores na chegada à Cabaceira


Chegado ao "outro lado" visitei a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Ao que parece esta foi uma das primeiras igreja a ser construída em terras moçambicanas e o primeiro templo que os Dominicanos levantaram em Moçambique no ano de 1579.
Como muitos edifícios na Ilha de Moçambique também este corre sérios riscos de ruir.
Com a sua porta de madeira talhada, as suas pequenas mas belas arcadas e com um interior simples mas bonito, esta é uma igreja que merece uma visita.
Terá, certamente, bastantes histórias para contar tantos foram os povos que passaram por ali. Hoje em dia continua a servir os habitantes locais nas suas orações dominicais.






Igreja de Nossa Senhora dos Remédios



A pouca distância encontra-se o antigo palácio de verão do Governador de Moçambique.

Deste grandioso edifício de dois andares com diversas salas e escadas e um grande jardim na parte traseira pode ver-se, por detrás do mangal, a Ilha de Moçambique.
Construído em 1765, numa altura em que Cabaceira Grande era um lugar de requinte, foi colocado ao abandono e pelas paredes dos quartos do segundo piso descem raízes enormes de figueiras. No seu interior, muita da madeira foi já pilhada por habitantes locais, sendo outro edifício que merece uma recuperação cuidada.




Antigo palácio do Governador de Moçambique





Pescadores locais





Regresso à Ilha de Moçambique da melhor maneira possível (de dhow)


Depois deste passeio nada melhor que ir retemperar forças para a praia da Carrusca, perto da Cabeceira Grande. Praia de areia branca e mar azul, dá vontade de ficar neste local.
Depois do fim-de-semana, altura que muita gente de Nampula vem para as suas casas nas Chocas, os dias da semana são passados tranquilos. As únicas preocupações são as de manter a pele protegida para aguentar o forte sol e conservar as cervejas geladas.





Praia da Carrusca


É inevitável distrair-me de tudo o resto.

2 comentários:

  1. manter a pele protegida e as cervejas geladas...ai está um bom motivo para ficar na Carrusca para sempre. excelente.

    ResponderEliminar
  2. BEAUTIFULLLLLL... MY LAND... MY PEOPLE... I WILL E BACK SOON... ;))

    ResponderEliminar