Mueda é uma pequena vila, no interior, ponto de passagem para quem pretende seguir para Norte de Moçambique pela novíssima Ponte da Unidade que atravessa o Rio Rovuma. Deste modo decidi seguir para Mueda, rumo à Tanzânia.
Dantes era possível cruzar o rio, mais perto da costa, com um pequeno Ferry que fazia o transporte de viaturas. Este barco afundou-se em 2008 e ainda não foi substituído. Apesar da população local "oferecer" o transporte os veículos decidi não arriscar e, mesmo fazendo mais umas centenas de quilómetros, decidi experimentar a novíssima ponte da Unidade.
Mueda foi fundada em torno de um quartel do exército colonial português, sendo actualmente um dos centros principais da cultura maconde.
Cigarros à venda no mercado de Mueda
Outro tema incontornável quando se fala de Mueda é do "massacre" que aí ocorreu quando "no dia 16 de Junho de 1960 (....) reuniram-se em Mueda milhares de agricultores da região para exigirem do Governador, presente no local, a melhoria das condições de vida e a possibilidade de criação de cooperativas. Depois de mais de quatro horas de reunião sem qualquer acordo, as autoridades acabaram por dispersar a multidão com recurso às armas, o que se traduziu por verdadeiro massacre, julgando-se que possam ter morrido cerca de meio milhar de pessoas".
O número de vitimas do alegado "massacre" é segundo o governo de moçambique superior a meio milhar.
Já testemunhas locais moçambicanos e portugueses afirmam que as vítimas não ultrapassaram as 15.
O número de vitimas do alegado "massacre" é segundo o governo de moçambique superior a meio milhar.
Já testemunhas locais moçambicanos e portugueses afirmam que as vítimas não ultrapassaram as 15.
Discussões à parte Mueda é usada como local para fazer politica e pouco mais.
Algumas recordações de Mueda
Passada a noite segui rumo à fronteira para entrar na Tanzânia.
Infelizmente tinha chegado a hora de deixar Moçambique.
Esperavam-me quase 200 quilómetros numa estrada de terra batida, com muita areia e algumas peripécias até entrar definitivamente em solo tanzaniano.
Sem comentários:
Enviar um comentário