Com 10 quilómetros de comprimento e apenas cinco de largura, esta pequena ilha já foi no século XVII e antes da Ilha de Moçambique a capital desta vasta zona que os portugueses dominavam.
Estrategicamente situada, a sua localização permitia controlar o comércio árabe na região.
O tempo parece ter parado neste lugar. São as ruínas a testemunhar e dar sinais de uma grandeza à muito perdida. As varandas trabalhadas, as paredes grossas, as telhas à portuguesa e as portas árabes são alguns dos sinais de uma arquitectura variada que marca o Ibo e as pessoas que o visitam.
Não haver electricidade não chateia. Este é um lugar certo para o repouso, o sonho e a poesia.
Depois de algumas horas de terra batida desde Pemba apanhamos o barco para o Ibo. A travessia só pode ser feita quando a maré assim o permite.
As ruínas, as gentes e a Natureza transformam este pedaço de terra num lugar mágico
Três amigas
O final do dia é sempre um momento especial no Ibo
Frelimo promete...
Não havendo electricidade na ilha um bom negócio é ter um gerador e carregar telemóveis
Outros países europeus da época tentaram por várias vezes conquistar a Ilha. Desse modo os portugueses construíram em finais do séc. XVIII (l791) a fortaleza do Ibo.
Apesar de não funcionar a Central Eléctrica está lá
O movimento de entrada e saída da Ilha é regido pela maré
As suas gentes
Dia 0 para o Xano e a Rita na nova casa do Ibo
O fabuloso Parque Nacional das Quirimbas.
Regresso a Pemba
amigo, ja ca esteve o andre que passou o natal connosco e a maria joao tambem. seras sempre novamente bem vindo, agora num quartinho em condicoes. desejamos-te um SUPER 2011 cheio de novas "fotos" (que estao muito boas!). faltou a do bolo de noiva! :)
ResponderEliminarbjs e abracos, continuacao de boa viagem
tens aqui dois verdadeiros "seguidores"
Rita & Xano
Olá
ResponderEliminarAntes de mais, parabéns, tenho estado a ler as aventuras e desventuras...... que inveja, gostava de trocar algumas ideias mas acho que aqui nao sera o sitio certo, segundo o Google para se ir daqui do norte de Moçambique a Dar es Salaam tem que se dar uma volta enorme, é mesmo assim ou com mais dificuldade consegue-se ir mais junto á costa .... e a foz do Rovuma??? Espero um dia conhecer-te e falarmos mais sobre isto ok? Abraço e continuação de boa viagem, Rui
lindas fotos... parabéns pela viagem
ResponderEliminar