quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Viagem ao maravilhoso Turkana (Parte 3)


As imagens falam (quase) sempre mais do que palavras.

Estas são algumas das fotografias que registei durante a visita a duas aldeias Turkana na companhia da ONG italiana KARIBU (http://karibuscorze.blogspot.com/) e do simpático padre da igreja católica de Loyangalani na região do Lago Turkana.   


 Camelos na estrada durante a viagem (como se consegue que eles se afastem da estrada para o carro passar?! Ninguém soube e lá correram, correram, correram...)


 A estrada até às aldeias visitadas























 Aldeia "perdida" no meio das montanhas onde o grupo KARIBU financiou a construção de uma escolinha para as crianças

















Outra das aldeias visitadas nas margens do Lago Turkana a cerca de seis horas a norte de Loiyangalani


Visitámos também a missão católica situada no Monte Kulal, montanha com 2500 metros que domina a paisagem em Loyiangalani e que foi declarado Reserva da biosfera mundial pela Unesco.



 Vista do Monte Kulal para o Lago Turkana e alguns dos nossos amigos no local


 Todas as visitas eram terminadas em Loyiangalani com umas frescas...

 
Depois de alguns dias tendo como base Loyiangalani foi hora de rumar a Marsabit através dos "infernais" caminhos de pedra, passando pelo deserto de Chalbi.
A condução no deserto apesar de extraordinária foi como devem imaginar muito cansativa e as quedas durante troços de areia solta foram-se sucedendo. Por fim as últimas dezenas de quilómetros, com pedra fizeram-me querer voltar para a areia solta de novo.
Paisagens lunares de uma beleza única fizeram sempre parte do intenso dia de condução, um dos mais belos dias de condução que tive.


A abastecer em Loyiangalani, antes da viagem até Marsabit



Deserto de Chalbi


Passagem por North Horr


 Sempre os camelos

Nesta altura a Miss A. estava cansada e tive de a ajudar a prosseguir várias vezes (ou seria o contrário?!)


Palavras para quê?!


O longo dia terminou com uma noite bem dormida num quarto dentro do complexo da igreja católica em Marsabit depois de um delicioso churrasco de cabrito num restaurante local com a companhia do padre. 
E sim, cervejas não faltaram pois o apetite do padre por carne só é superado pelo seu gosto por cerveja.

No dia seguinte enfrentei mais de duzentos quilómetros de caminho infernal com o que pensava ser o amortecedor traseiro partido (dei conta dias depois quando cheguei ao Uganda que era um dos apoios da mala lateral solto e a fazer com que a cada buraco a mala batesse no veio de transmissão (?!),  fazendo um barulho imenso...) e mais outros duzentos quilómetros de um asfalto que me pareceu ser maravilhoso até à cidade de Nyahururu ainda no Quénia.

Passada a noite rumei para Oeste até entrar no Uganda onde segui para Kampala. 
 
Terminei assim a minha viagem pelo Quénia e o Uganda esperava por mim.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário