quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Zanzibar (2/2)

 
Para os amantes de praia, os adeptos do "dolce fare niente", o norte de Zanzibar é perfeito.

As agências de viagem vendem facilmente Zanzibar com o postal de uma destas praias e os turistas vêm. E vêm aos pacotes de italianos, ingleses e americanos prontos para molharem os pezinhos nestas águas. E não saem enganados.
A praia é simplesmente fabulosa aqui. Água morna, azul turquesa, areia branca a convidar a uma sesta. Apenas os "beach-boys" estragam o cenário incomodando tudo e todos com a sua conversa de sempre. Mas pelos vistos há quem compre e ainda mais surpreendente quem goste e mesmo procure o "serviço personalizado" destes rapazes. Pois é, assim como a Tailândia está para os homens à procura de prazer, assim está Zanzibar no que respeita a mulheres procurando o serviço destes miúdos.
 
 

 A praia
Cheguei a Nungwi vindo de Stone Town e cheguei da melhor maneira: de duas rodas. Aluguei uma Honda 450 e com o saco preso atrás fui explorar a região norte e passar uns dias com os pés de molho nas águas cálidas daquele mar.
Apesar da chuva que apanhei, fazendo-me parar onde podia, cheguei inteiro mas com o rabo dorido depois  de apenas cento e poucos quilómetros. Que saudades tinha eu da minha AFRICA estacionada sozinha e triste num canto em Dar es Salaam.
Abrigado da chuva numa barraca que vendia bananas


Pouco mais há a relatar daqueles dias que me souberam muito bem: grandes praias, boas estradas, gente simpática mas demasiado habituada ao turista e ao USD...
Mais uma vez procurei o barato, não sendo fácil pois tudo está voltado para o turismo médio/alto a preços por vezes inacreditáveis.
Por meia dúzia de euros fiquei em quartos em cima da areia e passava os dias misturado com os "italianos" nas suas "belle spiagge".

Assim se passaram os dias passando horas a olhar para o mar, andar pelo areal, conversar com os locais, comer e beber.
Pois, viajar por África nem é assim tão cansativo. :)








Praias do norte de Zanzibar

Cansado daquela vida de turista (tinha muitas saudades da AFRICA também), voltei para Dar es Salaam desta vez com o rabo confortável num dos barcos rápidos.
Custou-me deixar Zanzibar mas tive uma sensação agradável quando voltava para o continente, que alguns exploradores devem ter tido séculos passados, de estar a chegar a África, ao continente inexplorado e com tanto para oferecer.

De seguida iria rumar a norte a caminho do Kilimanjaro, a montanha mais alta do Continente.

Que pena já não ser este um Continente inexplorado, o desconhecido e temido continente negro. Que pena...

1 comentário:

  1. Olá Golçalo. Depois de ver as tuas fotas com a minha filha, quero deixar-te uma grande beijinho e desejar muita força para o resto desta viagem dos teus sonhos. Também já tenho saudades.
    Goreti

    ResponderEliminar