sábado, 4 de junho de 2011

Luanda 2011 (Despedida)

Ponto de situação: Luanda, aos 4 de Junho de 2011

Estou há quase dois meses em Angola, tendo passado quase todo o tempo em Luanda.

O transporte da Miss Africa desde o Huambo (seiscentos quilómetros a sul da capital por uma estrada de alcatrão) foi demorado para conseguir e acabei por ter de esperar quase duas semanas para o fazer, depois de algumas promessas caírem por terras e de outras tantas tentativas falhadas.
Pelo preço de 900 USD (!!!) fiz finalmente o transporte até Luanda, tendo ficado a Miss An numa oficina recomendada onde foi "limpa e reparada".

Mais 900 USD cobrados pela mão-de-obra na reparação da Miss e três semanas de preocupação, ansiedade e muita frustração.
Por duas vezes fui até à oficina em Viana (cidade satélite de Luanda) para buscar a mota que estaria "impecável" e por duas vezes voltei...sem mota.
Sempre que lá chegava deparava-me com algo anormal, algum barulho ou fuga de óleo que me fazia ter de voltar dias depois.

Mesmo depois da mota ter sido entregue, mais problemas: fuga de óleo nas cabeças dos cilindros e no braço traseiro, junto do encaixe da roda.
As primeiras foram facilmente ultrapassadas pelo reaperto dos parafusos, mas em relação ao braço traseiro tive de pedir um novo rolamento a Portugal pois este estava gripado.

Neste momento trabalho todos os dias para preparar a mota tendo em vista a segunda parte da viagem, para que tudo corra bem (ou pelo menos para que algumas coisas não corram mal).
Parafusos substituídos, peças novas, tentativa de eliminar barulhos que verifiquei ao longo da viagem, verificação e rectificação do sistema de iluminação da mota e cola, muita cola para fixar os velhinhos piscas e o "sofrido" pára-brisas.



Alguns problemas com a Miss: rolamento gripado no braço de transmissão
e cubo da roda da frente danificado

Ok, confesso que nem tudo foi trabalho aqui por Luanda e acabei também por estar com amigos que não via há muito, dei umas voltas por Luanda e arredores e matei saudades de uma Cuca bebida a ver o mar na Ilha.

Porém, sinto que está na hora de sair de Luanda, de sair deste país. Nunca me habituei a este ambiente, mesmo tendo vivido cá tanto tempo.
Atingi o meu limite e quem está ou já esteve aqui sabe do que falo. Quero sair.
  
Tendo já adiado por diversas vezes a minha partida de Luanda devido a atrasos com os "trabalhos de preparação" da Miss,  na próxima 2ºF, dia 6, irei dar continuidade à minha viagem.

Sigo para o Norte, rumo à República Democrática ( piada... ) do Congo.
Tenho já no passaporte os vistos para os Congos, o Gabão e a Nigéria. Apesar de terem sido fáceis de obter, foram todos muito dispendiosos (basta dizer que cada um custou mais de 100 USD) e alguns com situações bem caricatas.
No consulado do Congo fui expulso de uma forma agressiva pois estava de calções e chinelos e apesar de explicar que estava a viajar e não tinha outra roupa, tive de voltar num outro dia de uma maneira mais "decente".
Para o visto da Nigéria tive de "improvisar" à pressa uma reserva de hotel para uma cidade do país, pois de outro modo só com uma carta de chamada de algum nigeriano. Nesse momento senti que as cábulas aprendidas a fazer na universidade me serviram para alguma coisa e lá arranjei o complicadíssimo visto para a entrada na Nigéria.
  
Hoje, depois dos últimos arranjos eléctricos na Miss An, estou pronto para iniciar a segunda parte.


Quando começei a viagem esta família de amigos era só de dois.
Hoje, são três. Beijo grande!!!



Confesso que tinha saudade de uma Cuca a ver o mar


Assim, parece o paraíso

...está tão longe de o ser.




Miradouro-da-Lua: um dos poucos destinos agradáveis perto de Luanda


Democracia made in África.
Angola é de longe o país com o governo mais repressor onde já estive.


"Angola é Perfeita": só mesmo para a Blue.




Sábado, 4 de Junho: acabei com a ajuda do Miguel Escaleira a preparação da Miss Africa.
Estou pronto!!!
A Burra do Miguel precisa de um pouco mais de trabalho...:)


Visto para a RDC e um Black Label para comemorar


Totalmente diferente da primeira, nesta fase da viagem prevejo apanhar muita chuva, lama, polícias corruptos, fronteiras complicadas, estradas cortadas, picadas difíceis, má comida, noites mal dormidas, mosquitos e outros insectos e muita, muita coisa para ir superando (e contando).

Se era África que eu queria conhecer, é África que eu vou conhecer.

Segue-se a República Democrática do Congo. Agora é sempre a subir (e acreditem que eu não vou parar), com o objectivo de chegar a Portugal (lá para Agosto?!?!?!).

Tamos juntos.
Vai começar a 2º Parte!!!

3 comentários:

  1. Mesmo com muitos percalços de caminho faço votos que a segunda parte da tua fabulosa viagem seja com calma, boa disposição e que em Agosto te dê um abraço cheio de carinho da "tia Umbelina"... beijos e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo

    Lamento muito o que li sobre Angola. Sou Angolano, como sabes e reconheço que ainda somos um País com muitas falhas e deficiencias, mas não te esqueças que Angola é País desde 2002, sim 2002 não 1975, pois foi em 2002 que finalmente tivemos a paz para podermos começar a ser País.
    Lamento, pois tú sabes que não é só a praia e a Cuca que este País tem de bom. Falaste mal de tudo e até poderia compreender a tua frustação, mas acho que te esqueceste do que tem de bom, como uma determinada pessoa ANGOLANA que quando soube que te tinham roubado o capacete na Africa do Sul, logo se ofereceu para te dar um, que penso ser com o que hoje viajas, não era novo, mas era um SHOEI.
    Gonçalo, espero que a tua viagem corra da melhor, forma, mas um viajante como tú e eu somos, não deve nunca falar só mal de um País. Desculpa, mas como Angolano senti-me ofendido da forma como falaste. Vivi muitos anos em Portugal, tenho filhas Portuguesas, a minha mãe é Portuguesa e olha que em Portugal, também há muita coisa que é uma porcaria, mas nem tudo é mau, também tem muito de bom e isso acontece com Angola

    ResponderEliminar
  3. Concordo completamente com vc, Jose Carlos!
    Vivi 2 anos em Luanda e vi que ainda está bastante atrasada por causa da guerra. Como vc bem disse começou a ser pais em 2002: falta de quadros, educação de qualidade, saneamento básico, mas o povo é bom, simpático, solicito, feliz mesmo com tantas dificuldades, a terra é fértil,clima bom, etc.
    Adoro Portugal mas, e a corrupção que veio de lá para ensinar brasileiros e angolanos? E o Brasil com tantos problemas sociais e educação terrível ainda hoje? Luanda nao é mt diferente do nordeste brasileiro. Todo lugar tem coisas boas e ruins, tens razão. Não fiques ofendido pq seu país é lindo, seu povo é bom e tenho certeza de que o Gonçalo vê mto mais coisas boas. O stress é que o levou a um resumo injusto e precipitado.
    Abraços
    Luana Silva (luanasilva2811@hotmail.com)

    ResponderEliminar