quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Maputo ("tem tudo bom")




"Maputo tem tudo bom", diz um grande cartaz publicitário logo à entrada da cidade.

Pouco depois de chegar a Maputo já estava (bem) instalado na casa de amigos. A sensação de "ter chegado a casa" tomou conta de mim.

Vou passando por muitas cidades e como é natural, umas marcam-me mais que outras. Poucas vezes me apeteceu tanto ficar, "quedar-me", como ali, em Maputo.

Com a simpatia e o carinho da Patrícia e do Zé não tinha alternativa, tinha de ficar. Deste modo toda a bagagem saiu em poucos minutos de cima da mota e ocupou um quarto lá de casa. Aquela ia ser a minha casa em Maputo durante duas inesquecíveis semanas.

Ao contrário de Luanda a cidade de Maputo tem muita coisa para fazer. Seja cultural ou recreativa, "todos os dias são dias" e há sempre algo na agenda: concertos, exposições, teatro, cinema, karaoke, etc.
Que sorte têm as "dondocas" em Maputo. Iam-se dar mal em Luanda, mas ali, naquela cidade (que nada tem a ver com o resto de Moçambique) podem acordar tarde, ir ao Pérola tomar o café da manhã, fazer uma massagem antes de almoço, ir até ao clube naval dar umas braçadas na sua piscina para depois almoçar na esplanada com vista para o mar, fazer compras nos mercados e jantar num dos (bons) restarantes de Maputo. À noite podem assistir a um concerto ou exposição de qualidade no espaço franco-moçambicano e beber um copo no C.F.M., um bar-restaurante dentro da estação de caminho de ferro da cidade de Maputo.
Foi com muito prazer que me tornei "dondoca" na minha estadia em Maputo.


Sempre tive sorte nas minhas amizades e em Moçambique fiz boas amizades. Tive assim o previlégio de ser guiado pela cidade da melhor forma possível, entre amigos.

Vi o pôr-do-sol no topo do maior edifício da cidade, o 33, vi o espectáculo ao vivo do "rei da Marrabenta" no fabuloso espaço C.F.M., assisti a outros concertos, perdi-me na noite de Maputo, visitei mercados, tudo com excelente companhia, com a melhor companhia que podia ter tido.

Ao fim de quase duas semanas despedi-me de Maputo, já com saudade.
Tenho a certeza que não será a última vez que verei Maputo e a sua gente.

Com alguma pena, rumei a Norte em direcção à praia de Tofo. A Viagem tem de continuar.



Baía de Maputo






Visita a uma comunidade nos arredores da cidade de Maputo







Mercado de legumes e fruta de Maputo





Estação de caminhos de ferro da cidade (C.F.M)



Vista da marginal







Privilégio de subir ao ponto mais alto da cidade na companhia de amigos




Fantástico mercado de artesanato local em Maputo






Rei da Marrabenta, Dilon Djindji, no C.F.M



O melhor de Maputo


5 comentários:

  1. Fiquei francamente emocionada...! obrigada. continua o caminho... mais boas aventuras e boas pessoas terás à tua espera! Ana, Maputo.

    ResponderEliminar
  2. Maputo será em breve a minha "casa". espero me dar bem nessa cidade que todos falam bem!

    ResponderEliminar
  3. OI, ME CHAMO DENISE, SOU BRASILEIRA E ESTOU EM MAPUTO A DOIS DIAS, ESTOU HOSPEDADA EM UM EDIFICIL NA AV JULIUS NYERERE COM VISTA PRIVILEGIADA PARA A BAIA DE MOÇAMBIQUEI... DESLUMBRANTE. TBM JA CONHECI O SHOPPING DE MAPUTO E O CLUBE NAVAL HOJE. SE PUDERES GOSTARIA DE SUGESTOES SOBRE OUTROS PONTOS TURISTICOS, ESTOU GOSTANDO MUITO DAQUI E AINDA TENHO 16 DIAS PARA APROVEITAR ESTE LUGAR.
    OBRIGADA, UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  4. oi eu tenho uma conhrsida que mora la um beijo de lala abracoooooooooooo

    ResponderEliminar
  5. tenho um grande amor amor que mora ai meu nome e antonio e ela chama aida marillia

    ResponderEliminar