quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dia 54-59: Lesoto (Parte I)


A palavra Lesoto (le-soo-too) traduzida para o português significa "reino dos céus". Para se perceber porquê basta dizer que é o país no Mundo que tem no seu ponto mais baixo o mais alto em todo o Mundo. Isto é, não se consegue estar a menos que 1000 metros de altitude neste país.

Entrando no país sobe-se a outro mundo. Uma terra de cenários de montanha lindos, trilhos fantásticos, povoada de gente humilde, trabalhadora e com orgulho na sua tradição: o povo basotho. Em grande parte dos locais os carros são substituídos por cavalos e as carrinhas de carga por mulas.

É uma África diferente esta, chegando nos meses de inverno a estar coberta de neve. As pessoas, mesmo com um clima que neste momento em muitas zonas me parece temperado, cobrem-se de mantas de algodão e usam máscaras de neve.
Todo este cenário dá a sensação de se estar a viver num Faroeste. Junto aos mercados cavalos e mulas são presos em locais próprios, por todo o lado se ouve o relinchar dos animais. As mulas, pacíficas, são carregadas com sacos de farinha e até cerveja..



Mulas de carga (farinha e cerveja local - Maluti)


Mesmo assim não consegui passar por bashoto...


Entrei no Lesoto por uma das fronteiras menos frequentadas. No geral, nos países que atravesso, gosto de escolher a passagem menos frequentada. Gosto de fronteiras, daquelas "entradas" remotas, só com gente locais, onde muitas vezes apenas existe um guarda e pouco mais.
Desta vez foi igual. Nem foi preciso tirar o capacete. Carimbo no passaporte e siga. Porque tudo tem de ser tão difícil na maior parte dos países em África. Porque não pode ser como o Lesoto?!


Na "terra de ninguém" entre África do Sul e Lesoto

A partir do momento que entrei no Lesoto percebi que as boas estradas em alcatrão tinham acabado. Chega de Ipod nos ouvidos e "apenas rodar o punho". Voltou outra vez a preocupação com os buracos na estrada, a tensão acumulada nas costas, o medo que qualquer animal (racional ou não) se atravesse de repente no meu caminho.


Bem vindo ao Lesoto


Depois de entrar pela fronteira de Tele Bridge, na parte Sudoeste do Lesoto dirigi-me para Nordeste, para Malealea.
Ao chegar, atravessando aqueles últimos quilómetros deparei-me com uma placa onde se podia ler:


"Wayfarer, Pause and Look Upon
A Gateway of Paradise"



Entrada para o paraíso (Malealea)


Passada este aviso dezenas de montanhas começaram a aparecer no horizonte, um cenário inexplicável. O já adiantar da tarde, com a "luz mágica" de final de dia típica de África, reforçou ainda mais a beleza daquela paisagem.


"Estradas" de cortar a respiração


Malealea começou por ser um posto de paragem onde viajantes podiam descansar, obter provisões e continuar sua viagem e foi-se transformando em lodge onde turistas podem ficar para apreciar o melhor do Lesoto tem para oferecer. Casas típicas dos Basotho são postas há disposição: comida, água e cama lavada dão às pessoas o conforto (mais que) suficiente para por ali ficar e conhecer a região.




Local ideal para descansar (mesmo que seja à luz de vela)


Aqui se começava o dia com o pequeno-almoço
(a antena parabólica é, obviamente, uma piada)


Energia só mesmo desta maneira


Estava ali para conhecer a região e assim o fiz.
No dia seguinte tirei todo o peso da "minha mula" e só com a máquina fotográfica passei o dia a explorar. Nesse dia fiz mais de 300km, quase sempre em picada e devo dizer que até este momento foi dos dias mais cansativos (e que mais prazer me deu) desde que comecei a viagem.





Cenários maravilhosos e encontros incríveis


Deixar-me perder por picadas, sempre com muitas aldeias,muitas pessoas. Absorver a cultura local, comunicar com as pessoas, apreciar as montanhas...foi único.



Pastor com o chapéu e manta tradicional


Deu tempo ainda para ligar para casa


É na esperança de viver momentos como estes que viajo.

1 comentário:

  1. dear gonzalo
    we met in lesotho and you gave me your internet adress. i wrote, but it does not work. please write to "mw.schwarzott@gmx.de"
    concerning my bike tour to sintra and meet you next summer best regards manfred

    ResponderEliminar