domingo, 17 de outubro de 2010

Dia 50-53: Cabo agulhas - Lesoto

Atingido o ponto mais a Sul do continente, tinha chegado a hora de rumar a Norte. Nordeste para ser exacto.
Segui pela "Route 62", conhecida como Garden Route até Oudtshoorn. Durante umas centenas de quilómetros a paisagem é de cortar a respiração. A seguir a Cape Town e ao Kruger Park a Garden Route é a maior atracção turística da África do Sul e com todo o mérito.
Acabei por apanhar alguma chuva e frio até chegar à famosa estrada mas assim que a alcancei já o asfalto estava seco e a temperatura agradável. Perfeito para umas horas de boa condução.



Chuva e frio até chegar à Garden Route


E, já na Garden Route, a rolar suavemente, ao som de boa música, cheguei ao km 60.000 com a AFRICA.



60.000km (metade dos quais feitos em África)


E haverá melhor lugar para comemorar tal feito, do que nesta estrada?!





Já junto à Costa segui para Knysna onde passei a noite. Knysna é uma pequena cidade costeira, junto a uma bela lagoa e rodeada de floresta. Combinação maravilhosa esta. Com bons restaurantes onde comer (enchi a barriga de ostras, uma vez mais) e um ambiente relaxado foi o lugar perfeito para acabar um excelente dia de condução.

Seguindo para Este, sempre junto à costa atravessei florestas cheias de vida. Por diversas vezes tive de dar prioridade aos macacos que atravessavam a estrada e acreditem, não eram pequenos...
Estava na Sunshine Coast.


Sunshine Coast, ligeiramente enevoada, mas incrível


O meu próximo destino foi Jeffrey´s Bay, conhecida apenas por J-Bay. Este lugar é "apenas" considerado como uma das melhores ondas do mundo. Os melhores surfistas vêm de todo o mundo para apanhar a direita de Supertubes. Estava prometido a alguns amigos passar por aqui e tirar umas fotos. Ainda fiquei à espera algum tempo mas naquele dia, nem para a pesca estava
bom. Nem ondas, nem peixe.
Apesar do tamanho das ondas naquela dia ser menos de 0,5m (tenho amigos que só assim entrariam no mar...) vê-se que a sua formação é especial.
Talvez um dia, noutras circustâncias, partilhe esta onda com os amigos. :)


Este era o postal que queria ver para contar aos amigos


Este foi o que vi. Também tem dias assim...


Depois da "flatada" que apanhei em J-Bay só tinha mesmo era de me pôr à estrada.



Ipod nos ouvidos e é só rodar o punho



Nesse dia, já a caminho do Lesoto atravessei várias pequenas cidades, quase todas com o mesmo aspecto.
Quase sempre, ao chegar a uma dessas cidades, começa por se ver um amontoado de casas pré-fabricadas ou mesmo de chapa. Autênticas favelas, na maioria dos casos com estradas, iluminação pública, contudo separadas do resto da cidade.
A separação é evidente. Pretos de um lado, brancos do outro. Nunca o senti tanto como aqui, neste país. É muito mais do que um problema de cor. Trata-se de uma divisão de culturas, vinte anos depois do fim oficial do Apartheid.


Uma cidade de "chapa"


Ao lado da "verdadeira" cidade


Embora o presidente Zuma seja negro nota-se que o poder económico está com os brancos. Estes são uma minoria, cerca de 12% da população da A.S., descendentes dos colonizadores ingleses, holandeses e alemães.
A discriminação racial ocorre também entre os próprios negros. Os cerca de 50 milhões de habitantes estão divididos por inúmeros grupos étnicos de tribos internas e existem muitas divergências em busca do poder.
Além da elevada taxa de desemprego e todas as tensões sociais existentes, não ajuda o facto de o país ser vizinho do Zimbabwe e alguns políticos influentes terem ideias próximas do seu presidente, Mugabe.

Nas zonas rurais, como Cradock, onde fique uma noite, nota-se ainda mais essa separação de raças. Os fazendeiros são brancos e não se misturam. Todos continuam a estarem onde é suposto estarem, separados. O mulato, tão conhecido dos portugueses, não existe por aqui.

Ninguém sabe o futuro da África do Sul. Temo que algum desses políticos, apoiado por um grande grupo de população incendiada, se torne o presidente deste país e o torne noutro Zimbabwe... Esperemos que assim não o aconteça.


Segui para o Lesoto, uma pequena pérola,uma pequena grande "ilha" no meio da África do Sul.


A caminho do Lesoto


1 comentário:

  1. Olá Gonçalo!
    Que belas imagens!
    O teu coração tem mesmo muita África dentro.
    Beijinhos de Lisboa, da Ana Aranha e da Joaninha.
    O João visita-te amanhã.

    ResponderEliminar