segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Memórias de um Natal em África #1

Este ano teve mesmo de ser e o Natal foi mesmo passado em Angola.

Não tendo o gosto dos outros natais este foi porém mais quente e mais sereno (pelo menos era essa a ideia, uma coisa calma, tranquila, onde tudo corresse bem). Claro que isso não tem piada nenhuma (digo eu) e vamos daí a dar uma volta por Angola.
Sempre em boas estradas não podia acontecer nada de mais... :)

No dia 24 seguimos até à Gabela, passando pelas Cachoeiras, 50 km antes da Gabela. Deviam estar uns 35ºC e deu para rodar descontraídos, gozando a paisagem.



Vista das Cachoeiras (jusante do rio)
Cachoeiras, em cima da ponte colonial já sem utilidade

A meio da tarde chegámos ao nosso destino onde passámos a véspera de Natal, acompanhados pela tradicional massa com ovo mexido e por vinho tinto (não fresquinho).
Batiam as 9:30 da noite e já dormiamos preparando-nos para o dia seguinte.
No dia seguinte fomos até à Conda, local a algumas dezenas de km´s a sul da Gabela, terra de feitiço (chamadas talas) e foi um dos passeios mais bonitos que já fiz. A estrada, toda em terra batida atravessa aldeias, paisagens vastas e montanhosas, antigas fazendas de produção de café, banana, campos de cultivo, rios.
Antiga fazenda de produção de café a caminho da Conda
Banana armazenada na fazenda "fantasma"
Travessia do rio "" no trajecto vindo da Gabela (também chamada Amboim)

Depois de uma volta rápida na vila da Conda regressámos novamente à Gabela para rumarmos ainda durante o dia para o Huambo.

Quem já viajou em África sabe que uma das regras básicas é não ter pressa e estar sempre preparado para tudo. Voltámos a desafiar essas regras e nada saiu como estavamos à espera para esse dia e nesse percurso.


G- "Comé, onde é que vais com a galinha?"
PUTO- "Vou dar à mamã. Cota, tira lá uma foto."
Condé, 35km a Este da Gabela

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário