quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aventuras e Desventuras no Kuanza Sul (Final)



De volta a Luanda onde chegámos sem problemas de maior foi tempo de descansar e cuidar de corpos e máquinas.
Os corpos levaram uma semaninha a recuperar. Já as máquinas ainda não estão 100%, mas lá vão andando... Até à próxima.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Aventuras e Desventuras no Kuanza Sul (3ª parte)

A zona da Gabela é sem dúvida das mais bonitas que vi em Angola e esquecendo o cansaço (e o contínuo babar de óleo do motor) seguimos para a Conda.
De caminho passámos ainda pela Tokota, onde existe uma nascente de água natural escaldante.

"Piscina escaldante" da Tokota (Conda)

Saindo da Conda em direcção ao Sumbe temos a oportunidade de atravessar vales e aldeias onde as montanhas de granito são uma constante na paisagem.

Sempre em picadas chegamos a Ucu Seles depois de umas horas de caminho de onde descemos para o Sumbe num caminho que serpenteia montanhas e que nos deixa na vila do Sumbe.
Como sempre parámos em aldeias, falámos com os aldeões e fizemos amizades.




São várias as pessoas que conhecemos. As expressões, a curiosidade mútua e a simplicidade são sempre as mesmas.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aventuras e Desventuras no Kuanza Sul (2ª parte)

Saindo na manhã seguinte de Calulo em direcção a Mussende pareceu-nos fácil esse percurso marcado no mapa e quem sabe até poderíamos alcançar o Kuíto nesse mesmo dia.
Tivemos mais uma lição: não confiar nas "estradas" marcadas no mapa. Umas poderão estar cortadas, outras poderão estar inacessíveis e outras poderão ser mesmo um "inferno".

Tantas horas de picada levaram-nos ao limite

A "estrada" que nos calhou foi um autêntico teste a nós e às nossas motas e até chegar a Cabezo (vilazeca a caminho de Mussende) foram várias as quedas, sempre com muito capim, insectos e calor.
No meio de tudo isso ainda vivemos aventuras engraçadas como o contacto que tivemos com alguns locais em várias aldeias, a boleia que dei ao Soba de uma aldeia até à sua casa (5 km adiante) e várias paisagens mágicas.



"Chefe" Soba à boleia

Acabei por dar uma queda mais "forte" já a meio da tarde que deixou o motor a "babar" óleo, obrigando-nos a encurtar a viagem e a rumar a um novo destino. Chegámos à Gabela às 8 da noite depois de uma das viagens mais duras das nossas vidas, com máquinas, fatos e físicos exaustos e a precisar de descanso.




"Tia" numa aldeia perto de Cambombo

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aventuras e Desventuras no Kuanza Sul (1ª parte)

Nada por aqui é certo, nada é garantido, nada é definitivo.

A ideia inicial era ir até Malange e descer por picadas até ao Kuito, atravessar algumas reservas e tentar ver a famosa Palanca Negra. Não conheço ninguém que tenha visto uma. Será um mito?! O percurso estava traçado e seguimos viagem.

Primeira hora de estrada e primeira paragem. Um furo que nos custou algumas horas, duas idas à "oficina" para reparar o furo. À segunda foi de vez e a câmara de ar chinesa comprada por 10 USD coube na perfeição (e acabou por aguentar o resto da dura viagem).
Malange foi substituída por Calulo e acabámos por chegar ao novo destino às 10 da noite, estoirados e esfomeados. Viajar durante a noite é uma aventura dentro de uma aventura...


"É maca a mais..." a sair de Luanda


Staff do hotel (Ritz?!) em Calulo